Pular para o conteúdo principal

Louvor.....O que é um Ministrante

Os ministrantes são aqueles que conduzem a igreja no momento de louvor, mas não são os responsáveis principais das atividades.
 São escalados de maneira justa e imparcial pelo líder do ministério. Antes de serem convidados a ministrar devem ter seu nome apresentado ao pastor. A escala deve ser imparcial e sem privilégios e todos devem estar incluídos nela (1Cr 25.8, 26.13), a não ser, em outros casos.
            O ministrante sempre deve ter seu microfone mais alto.Ninguém do backing deve interferir na ministração do ministrante. Deus o separou para tal naquele dia. O backing deve fazer o acompanhamento. O ministrante não deve fazer arranjos. Deve cantar a melodia, pois senão confunde a igreja que não saberá se deve cantar como o backing ou como o ministrante. O ministrante deve cantar e ministrar cânticos espirituais ao Senhor. Não deve intercalar cada cântico com orações, palavras, etc. Isto quebra a sintonia e atravanca o desenvolvimento e fluir.
            O ministrante deve equilibrar o racional, o espiritual e emocional. A música é expressão de sentimentos por natureza. Entretanto, o cristão deve buscar sempre o equilíbrio. Deve evitar choros, gemidos ou gritos sempre que possível.Muitas vezes, a igreja ainda não está preparada para tal e outras vezes é algo de foro íntimo. Seria, pois, negligenciado o agir do Espírito quebrantando corações? De maneira alguma. Antes, sempre que houver um quebrantamento genuíno, o ministrante deve deixar que a igreja, participe e responda deste quebrantamento do espírito, para se juntar à ela neste mover. Mas jamais, observe-se, jamais, never, nunca, niemandsjamé, nunca, deve ser algo induzido! Pois bem, para que não haja confusão, o ministrante deve se dominar, ao máximo, na expressão de choro, fluindo apenas quando a igreja houver fluído.
            O ministrante deve ser discreto em suas roupas e atitudes. As roupas não devem ser decotadas, transparentes, “mamãe, tô fortinho”, grudadas ou chamativas. Discrição é características de pessoas de Deus. O ministrante não deve ficar chamando a igreja toda hora. Chamar a igreja é responsabilidade pastoral. O ministrante deve se preocupar com duas coisas: ministrar com a face brilhando e trazer a presença da manifestação da glória. O ministrante deve se preocupar mais com o céu do que com a terra. Se o ministrante trouxer o céu à terra não serão necessários incentivos ou convites para atitudes.
            O repertório de cânticos deve ser variadoNão deve haver indefinições na hora do entoar de cânticos.[6] No caso de indefinições, o backing deve cantar baixinho e seguir o líder. Jamais deve forçar o líder a seguir o seu caminho. Os cânticos podem ser de júbilo, de declaração, de guerra, de adoração, de louvor, de comunhão, etc.
            O líder deve ser maduro para ser circunstancial. Como todos os adoradores da terra, o líder é um ser humano que tem óbices, percalços e obstáculos que luta para transpô-los dia a dia. Mas isto não deve ser passado à congregação, nem influir na escolha de cânticos. O estado de espírito do ministrante não pode ser o parâmetro para seleção de cânticos. A pergunta que permeia a mente do adorador é: “O que Deus quer ouvir este dia”?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A melhor parte, Jesus. Adorando com a audição.

Ora, aconteceu que, quando iam, ele entrou numa certa aldeia, e certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa e ela tinha uma irmã chamada Maria, que também ficou sentada aos pés de Jesus e ouvia a Sua palavra ( Lucas 10:38-42) .

A sociedade do espetáculo

Hoje vivemos em uma sociedade diferente. A sociedade do espetáculo, onde as pessoas acostumaram-se com o show.