Pular para o conteúdo principal

Preparando o louvor

Aqui está alguns tópicos que irão nos ajudar quando preparar um louvor a Deus 

Andando com Deus
Esta é a parte mais importante na preparação da ministração do louvor. É através de uma vida diária de comunhão e de intimidade com o Senhor que recebemos unção e direção para ministrar e dirigir o louvor. Muitas vezes usamos primeiramente nossas mentes e métodos, e só então buscamos a benção de Deus para aquilo que já criamos. Com certeza cometemos esse erro mais vezes do que gostaríamos de admitir. É realmente uma grande tentação mergulhar e crer em nossas próprias tendências, desejos, habilidades e planos antes de checá-los com Deus e buscar seu coração e mente para a preparação da ministração. Porém, quando fizermos da comunhão com Deus uma prioridade, iniciaremos e terminaremos tudo o que fizermos em diálogo com o Pai e, desta forma, conheceremos sua mente e receberemos sua benção.

Em sintonia com o Pastor
É muito importante que pastor e dirigente de louvor estejam sempre em perfeita sintonia. O líder de adoração precisa ser conhecedor do seu pastor, de sua visão e manter um harmonioso relacionamento com ele. A comunicação entre dirigente de louvor e pastor é vital. Eles devem se reunir regularmente para orarem juntos, conversarem e discutirem sobre a liturgia, o tema da mensagem, os cânticos, enfim, tudo o que diz respeito à preparação da ministração e da direção do louvor congregacional.

Escolhendo a direção da ministração
A primeira coisa a fazer na elaboração da ministração é escolhermos a direção que vamos ministrar a igreja: Vertical-[Deus] ou Horizontal-[Pessoas]. Lembre-se que esta escolha não é feita unicamente pelo dirigente do louvor. Ela é fruto da conversa e da oração que Pastor e Líder de adoração já tiveram no decorrer da semana. Nesta etapa, o dirigente de adoração apenas relembra a direção que será conduzida a ministração.

Qual será o conteúdo da ministração?
Uma vez decidida à direção da ministração, precisamos definir qual será o conteúdo desta ministração. Por exemplo, se escolhemos a direção Vertical-[Deus], precisamos definir o que expressaremos sobre Deus e para Deus (exaltaremos a ele por seus feitos, ou o bendiremos por suas bênçãos, ou o adoraremos por alguma qualidade do seu caráter, e assim por diante). Ou por exemplo, se escolhemos a direção Horizontal-[Próximo], precisamos definir o que ministraremos sobre a vida das pessoas (encorajamento, conforto, exortação, edificação, etc). Lembre-se que a música é uma arte funcional, ela tem uma função a cumprir dentro da igreja. Esta etapa, também é feita em conjunto ou com a orientação do pastor.

Fazendo um esboço da ministração mais sempre focado no que o        Espírito quer fazer
Como dissemos no início deste tópico: O Espírito Santo está mais presente em um planejamento cuidadoso do que em uma improvisação descuidada. Sendo assim, é importantíssimo que o dirigente de louvor faça um pequeno esboço da ministração, isso é, escreva no papel os pontos que ele pretende abordar na sua ministração de acordo com as informações do item anterior. Este procedimento tanto auxilia o dirigente como evita que ele se perca na condução e direção da igreja.

OBS: Ao elaborar este esboço, esteja atento: Fale somente o necessário. Nossa função não é pregar, essa é tarefa do pastor da igreja. Nossa função é, através da música, levar as pessoas a expressarem o louvor e a sua adoração a Deus, bem como ministrar a vida delas neste período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A melhor parte, Jesus. Adorando com a audição.

Ora, aconteceu que, quando iam, ele entrou numa certa aldeia, e certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa e ela tinha uma irmã chamada Maria, que também ficou sentada aos pés de Jesus e ouvia a Sua palavra ( Lucas 10:38-42) .

Louvor.....O que é um Ministrante

Os ministrantes são aqueles que conduzem a igreja no momento de louvor, mas não são os responsáveis principais das atividades.

A sociedade do espetáculo

Hoje vivemos em uma sociedade diferente. A sociedade do espetáculo, onde as pessoas acostumaram-se com o show.