Como podemos atualmente entrar com ações de graças, louvor e adoração na
presença do todo poderoso Deus?
Há algum desenho que as Escrituras nos
permitam seguir? Há uma fora para conduzir o povo a presença de Deus?
Como ministrar louvor com a Igreja?
O Salmo 100 nos mostra um formato divino para entrar na presença de Deus.
O povo Hebreu estava acostumado a cantar quando se juntavam em
Jerusalém nos dias de festa.
Eles tinham uma série de salmos que cantavam. Esses eram chamados os
salmos de Ascensão, ou degraus (Salmos 120-134). Quando eles se
aproximavam de Jerusalém para as festas, eles começavam a cantar antes de
chegar ao templo.
Os cânticos preparavam seus corações para a adoração que eles seriam
envolvidos quando chegassem no templo.
Note quando os salmos dos degraus começavam; Salmo 120:1, "Na minha
angustia clamei ao Senhor e ele me ouviu". E note quando os Salmos de
degraus terminam; Salmo 134:2, "Levantai as vossas mãos ao santuário, e
bendizei ao Senhor". Eles começam com problemas humanos, com homens
angustiados, e com dificuldades, e eles terminaram com homens na presença
de Deus no santuário.
Cantar nos cultos nos prepara para adorar. Se as pessoas derem
completamente seus corações para a liderança do Espírito Santo nas reuniões,
não importa o que tenha a acontecido em seu dia, não importa quão angustiado, ou problemático tenha sido o seu trabalho, você será bem
sucedido na adoração a Deus.
Cânticos provem unidade, unidos, os crentes vêm a presença de Deus. Por
isso o trabalho do líder de louvor tem grande importância para trazer o objetivo
da congregação para Deus através da música.
Podemos ver muitos exemplos desse serviço pelo salmista:
Salmo 100:1 - cantar com alegria é um fator importante para conseguir a
unidade das pessoas no espírito;
No Salmo 120, as pessoas estão concentradas em angustias e problemas.
No Salmo 121, já estão levantando os para os montes, buscando socorro, eles
não podem experimentar adoração até chegar ao tabernáculo por eles
mesmos; Nós podemos nos envolver com muitas canções que nos deixam do lado de
fora do tabernáculo, as pessoas estão prontas, mas isso não é
necessariamente adoração.
O foco, o resultado final de qualquer culto de canções deve ser adoração.
O plano é trazer a congregação, trazer as pessoas a presença do Senhor.
Finalizando no Santo dos Santos.
O caminho do Santo dos Santos é o caminho da adoração. Deus habita no
Santo dos Santos. O tabernáculo mostra-nos um modelo para chegar ao mais
santo de todos os lugares.
Vamos considerar o desenho do tabernáculo e sua mobília para mostrar como
um culto de canções pode liderar as pessoas a presença de Deus para
adoração.
O TABERNÁCULO
O Átrio: o corpo
O átrio representa o corpo do homem.
O Santo lugar representa a alma do homem, composto de sua mente, sua
vontade e emoções;
O Santo dos Santos refere-se ao espírito do homem.
O átrio é utilizado para ações de graças, uma vez que é uma manifestação do
corpo.
O Santo lugar refere-se a alma, assim como louvor refere-se aos elementos da
alma.
Adoração é oferecida no Santo dos Santos, na presença de Deus, na presença
de shekinah, e toma lugar no espírito do homem.
Quando andamos no tabernáculo, passamos por três passos necessários para
a adoração divina: ações de graças, louvor e adoração.
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